Esclareça suas Dúvidas

O que é a ADL? A ADL, associação sem fins lucrativos, braço social da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi fundada em 1956, desde então mantém os seus objetivos na promoção do voluntariado, valorização das práticas comunitárias e artísticas; tem na sua conjuntura operacional a atuação direta com adolescentes e jovens, promovendo atendimento doravante nos seus espaços, sem fazer distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social, opinião política ou de outra natureza. Atua promovendo formação complementar a educação regular (oferecida na escola pública), reforçando as áreas da ética, da cidadania, desenvolvimento comunitário, artística e do protagonismo juvenil. Destacam as aulas/oficinas de música, regência, percepção musical, bíblia, diaconia, teoria musical, teatro, corpo em expressão, boas maneiras, dinâmica de grupo, práticas pedagógicas e outras. Esses conhecimentos e vivências são distribuídos durante quatro anos, no qual busca inspirar, capacitar e empoderar esses jovens para a prática do voluntariado social.
Quais áreas do conhecimento os adolescentes são envolvidos durante a formação na ADL?  Esses adolescentes vêm para a ADL e participam das aulas que abrangem conhecimentos teológicos, artísticos e das ciências sociais/humanas, além do mais, são envolvidos em atividades extras de capacitações, por meio de palestras, nas áreas da música, agricultura, cultura, saúde popular etc. Permite, por meio da convivência, experimentar a sociabilidade e convivência em distintos momentos (sala de aula, refeitório, atividades práticas, no lazer e outros).
A ADL é uma escola? A ADL não é uma escola, como muitas vezes é confundida pelas pessoas, ela não oferta disciplinas curriculares da rede de ensino regular. A ADL é uma instituição socioassistencial, braço social da IECLB e centro de formação interdisciplinar para adolescentes que buscam, por interesse próprio, práticas comunitárias e voluntárias para o fortalecimento da espiritualidade e comunhão.
Quais são as áreas de formação da ADL? A ADL oferece três áreas de formação para os seus adolescentes, são elas: Formação de Lideranças com ênfase em Diaconia/Ação Social, Formação de Lideranças com ênfase em Catequese e Formação de Lideranças com ênfase em Música.  Clique aqui para obter mais informações 
Os adolescentes recebem certificado após o termino de uma formação? A formação oferecida pela ADL é certificada ao aluno e está na categoria de “Curso Livre”.  O “Curso Livre” tem conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04. Os mesmos citam que os cursos chamados “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.
Os adolescentes moram na ADL? Sim, todos os adolescentes moram na ADL, em quartos coletivos de até quatro pessoas, organizados em alojamentos masculino e feminino.
Eu não sou luterano, posso ingressar na ADL? Claro que sim. A denominação religiosa não é critério para ingressar na ADL.
Como faço para ingressar na ADL? É necessário que o interessado participe do retiro para conhecer e ingressar na ADL. Esse retiro é realizado no primeiro final de semana de dezembro de cada ano. Nesse retiro, o participante conhecerá a ADL, seus alunos, funcionários, sua estrutura. Além do mais, realizará alguns testes de conhecimentos gerais e de interesse. Clique aqui para obter mais informações. 
Onde os alunos realizam o ensino regular (ensino fundamental e médio)? Durante o dia, os alunos participam das atividades e aulas na ADL e durante a noite estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Elvira Barros”, localizada no mesmo distrito. A escola é um ambiente muito agradável e tranquilo, é possível esclarecer mais dúvidas com a coordenação por meio do telefone (27) 3735 7184.
A ADL cobra mensalidade? A ADL incentiva uma contribuição dos familiares para auxílio com as despesas de alimentação e eletricidade. Muitos pais, do meio rural, auxiliam instituição com produtos alimentícios ou derivado. Mesmo assim, alguns familiares não possuem condições para auxiliarem e nesse sentido é concedido isenção parcial para a contribuição dessas despesas.
Como é a rotina dos adolescentes que moram na ADL? A rotina na ADL é bastante intensa, existem horários para todas as atividades e essas precisam ser respeitadas por todos. Todos acordam às 6:30h da manhã, tomam café e participam de uma rápida meditação. Logo após, às 07:40 inciam as aulas e essas acontecem até às 11:20h. Às 11:30h é servido o almoço, a partir desse momento os alunos podem descansar até às 13:20h. Às 13:30h até às 15h cada um poderá realizar as atividades escolares ou estudar um instrumento musical. Às 15h é servido o café e logo após, por um hora, cada adolescente, acompanhado por um responsável, auxilia na organização e limpeza dos ambientes coletivos. Às 16:15h acontece o momento de lazer e esporte. Às 17:30h é servida a janta. Às 18h até as 22h esses adolescentes participam das aulas do ensino regular no Colégio “Elvira Barros”. Ao retornar do colégio, às 22:45h inicia o horário de descanso e silêncio.
Nos finais de semana ou feriados os adolescentes podem visitar os familiares? Claro que sim!
Os alunos que não estiverem de plantão ou em atividades complementares aos finais de semana poderão ir para casa, mediante a liberação de requerimento solicitado ao plantonista. O horário de saída será no sábado, a partir das 8:00 h e a chegada precisa ser na segunda-feira, até o início das aulas.  Em alguns períodos, por causa de feriados, os alunos poderão ficar um tempo maior em casa. Nessas saídas gerais, a ADL será fechada.  Alunos de outros estados serão acolhidos por familiares de colegas da ADL, mediante a autorização dos familiares dos alunos e professores da ADL.
O governo auxilia a manutenção da ADL? A ADL não recebe financiamento do Estado ou da prefeitura local.  Algumas vezes a instituição recebe apoio, por meio de emendas parlamentares, para aquisição de objetos ou serviços para qualificar o trabalho. Tem com principal patrocinador a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB. Também tem a prática de realizar eventos festivos para captação de recursos.
Demais dúvidas poderão ser esclarecidas por meio dos telefones (27) 3735 7060 ou (27) 9 9821 7060.
Entenda mais sobre a ADL resumidamente: https://prezi.com/uj_byukmag4f/apresentacao-sobre-a-adl/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...