sábado, 12 de junho de 2010

Semana de Canto 2010 - Música e Educação Cristã




Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Junho realizou-se mais uma edição de sucesso da Semana de Canto da Associação Diacônica Luterana – ADL. Um evento que se mantém firme em sua trajetória desde o surgimento da instituição que sempre o recebe, apoiado pelo Conselho de Música do Sínodo Espírito Santo a Belém, preocupando-se, ambos, com a caminhada conjunta das Comunidades pela melhora de seus trabalhos, e por isso reúne todo ano lideranças musicais e de áreas afins, jovens e crianças estudantes e amantes da música que se alegram em colocar a serviço do Senhor o seu dom.
Neste ano tivemos a participação de 125 pessoas, dentre muitas crianças e adolescentes que já vem acompanhando o evento em anos anteriores, fazendo parte de sua história.


A cada ano a Semana de Canto aborda uma temática diferente conectada à música, ao canto, ao trabalho com grupos musicais, e este ano a programação foi pensada para os orientadores de culto infantil e ensino confirmatório com a intenção de utilizar a música como uma ferramenta na educação cristã de nossas futuras gerações.
Na abertura do evento pudemos contar com a participação do diretor da ADL P. Siegmund Berger e em seguida do P. Sinodal Osmar Lessing acolhendo os participantes e trazendo uma reflexão sobre o trabalho que os orientadores de culto infantil e de ensino confirmatório dispõem a serviço de Deus e da Igreja.
Tivemos “Oficinas Práticas” (Canto e Liturgia, Violão, Flauta Doce, Teclado) e “Oficinas Pedagógicas” (Musicalização, Dinâmicas de Estudo, Reflexão sobre o Ensino Confirmatório) e uma oficina especial para as crianças e os adolescentes, de Coral Infanto-Juvenil que teve cerca de 40 integrantes e foi dirigida pela convidada Soraya Heinrich Eberle, doutoranda em teologia pela EST e professora de música em Porto Alegre.
Palestras: “Desenvolvimento e Aprendizagem” com a psicóloga Lilian Hoffmann Friedrich, “Música e Fé” um diálogo com os participantes sobre o ministério da música, o processo de formação do músico e sua prática, dirigido por Soraya Heinrich Eberle e o teólogo e músico Cleonir Geandro Zimmermann, de São Paulo, e, também com Soraya, “Ensaio pra quê?” algumas reflexões sobre a prática de ensaio dos grupos de música da Igreja.
Como atividades complementares tivemos uma “Sessão Pipoca”, onde os participantes assistiram ao filme “O som do coração” e no sábado à noite realizamos a já tradicional “Noite Cultural” em que os participantes das oficinas compartilham alguns resultados e abre-se espaço para outros grupos de paróquias apresentarem seus trabalhos, como pudemos prestigiar o grupo de Teatro “Ecant’ART” e “Shalon” da Paróquia de Santa Maria de Jetibá.
Durante a Semana de Canto todas as pessoas participaram do Ensaio Geral, momento no qual se forma o “Coral da Semana de Canto” que participou do culto, no domingo, na Comunidade de Lagoa 2 – Serra Pelada, ministrado pelos obreiros P. Siegmund Berger e a Diaconisa Siglinda Braun e regido por Cleonir e Soraya, encerrando o evento.
Quem não pôde se fazer presente conseguiu acompanhar o evento pela internet, pois alguns momentos como palestras e culto dominical foram transmitidos ao vivo pela página da ADL, graças a um sistema de comunicação desenvolvido pelo professor da ADL, Alex Reblim Braun.
Nossos agradecimentos à equipe organizadora pela construção da Semana de Canto, juntamente com a ADL e o Conselho de Música. Agradecemos aos obreiros e obreiras que se fizeram presentes no evento participando e motivando suas lideranças a buscar mais formação para seu trabalho. Aos convidados, palestrantes, oficineiros e equipes auxiliadoras que contribuíram para a realização desse evento. Também agradecemos aos nossos patrocinadores: “Grafer Editora”, “Restaurante Shwanz”, “Comercial Guilherme’s LTDA”, “Stuhr Agropecuária LTDA”, “Hell Auto Center”, “Valdemiro Berger”, “Fredy Berger”, “Lanchonete do Gaúcho” e “Papelaria Felicidade”, e nosso agradecimento especial a todas as paróquias que se fizeram presentes, lideranças que acreditaram na intenção e seriedade da Semana de Canto!
Esperamos nos reencontrar e conhecer novas pessoas na próxima Semana de Canto!!

























Os Videos estão postados no endereço www.youtube.com.br/atividadesadl



Entrem na Comunidade da Semana de Canto, no Orkut:

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom..já fui duas vezes,quero ir mais de ciquenta.
O único ruim é que só é uma vez por ano,poderia ser 5 vezes por ano..kkkkk
bjs, um abraço Willian, comunidade serra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...