domingo, 27 de fevereiro de 2011

Produtores se reúnem em Afonso Cláudio para debater cultura do café

Aproximadamente 300 produtores de café do município de Afonso Cláudio, região Serrana do Espírito Santo, participaram do Encontro de Produtores na comunidade de Serra Pelada, nesta sexta-feira (25). O evento foi realizado pelo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio e a Associação Diacônica Luterana (ADL).

O evento abordou temas relacionados à colheita e pós-colheita, perspectivas do mercado de café e agregação de valor, além das novas exigências para a comercialização do café torrado e moído, linhas de crédito rural e como gerenciar a lavoura para obter cafés de qualidade e atender as exigências da Instrução Normativa IN-16 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), medida que vai exigir o mesmo padrão de qualidade do café exportado para países da Europa e América do Norte. Assim, a cada nova safra, o município de Afonso Cláudio produzirá mais cafés de excelente qualidade. O encontro também abordou como o produtor rural da região pode agregar valor ao café produzido, por meio da Unidade Regional de Cafés Especiais (URCE), em Serra Pelada, onde acontece o processamento, descascamento e secagem do café, implantado pelo Cetcaf e a ADL, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). 


“Os produtores de Afonso Cláudio são muito importantes para o café de qualidade do Espírito Santo, e esse evento representa a organização do setor no município, pois com a competência dos cafeicultores capixabas e a produção cada vez mais qualificada e capaz, e a assistência do Incaper e de seus parceiros, teremos um desenvolvimento consciente e de forma sustentável, melhorando a qualidade de vida no Estado, tanto no meio rural, quando no meio urbano”, comentou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo. 

Os participantes receberam também instruções de mercado, custo da produtividade e como tudo isso afeta os investimentos para o aumento da qualidade e da produtividade por hectare. De acordo com o extensionista do Incaper Liondenis José de Mattos, o município possui aproximadamente 10 mil agricultores e, em sua maioria, são produtores de café, mesmo não sendo a principal cultura empregada na propriedade. 

A produção de Afonso Cláudio se destaca pela busca da melhoria da qualidade do café. “Todo ano, em torno de sete cafeicultores da região estão entre os produtores que cultivam os melhores cafés de qualidade no Espírito Santo”, afirma Mattos.

Além da boa qualidade, o café do município sempre desponta no Estado, podendo alcançar em torno de 380 mil sacas do produto por ano. O evento foi realizado durante toda a tarde desta sexta (25) e também teve a presença de pesquisadores e cafeicultores de outros municípios capixabas. 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação/Incaper 
Otavio de Castro
comunicacao@incaper.es.gov.br 
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210 
Acompanhe no Twitter: @Incaper

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...