sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estágios realizados pelos alunos em 2012

Visitação: a cada semana um grupo de alunos realizou visitas domiciliares em Serra Pelada. Priorizam-se pessoas idosas e doentes. Nestas visitas ocorre o diálogo que aproxima a realidade e contexto entre as famílias e os estudantes da ADL. A espiritualidade toma acento nas visitas através de mensagens, textos bíblicos e hinos do Hinário Luterano ou de autores que compõem letras e harmonias condizentes com a teologia luterana e fé cristã.

Visitas a internados no Hospital "São Vicente de Paula": Uma vez por semana um grupo de alunos realizou visitas ao hospital em Afonso Cláudio. A intenção foi de promover momentos de descontração e de espiritualidade. A prática da diaconia perpassada pelo olhar em direção à pessoa acamada que esperava agonizantemente o passar das eternas horas em seu leito hospitalar. A ansiedade cedeu espaço pelo adentrar dos jovens nas enfermarias ou na pediatria ao som de uma flauta, violão e as suaves e alegres melodias cantadas que chegam ecoar até a sala cirúrgica. Em uma das visitas uma médica, após um procedimento na sala cirúrgica, disse: “de longe pude ouvir o doce canto que ecoava no hospital”. Não são raras as comoções dos acamados com a presença dos jovens alunos da ADL. A música, as mensagens e o diálogo fazem passar as horas agonizantes para quem se encontra enfermo e internado. Notória é a boa recepção dos funcionários do hospital, uma vez que nas visitas a música se estende a todos no ambiente hospitalar.

 Estágio na APAE de Afonso Cláudio: Neste estágio os alunos se deparam com a questão da inclusão social de crianças e adolescentes que têm uma deficiência, mas que nem por isso são incapazes de terem uma vida digna e com qualidade. Por meio da música, rodas cantadas, desenhos, artes plásticas e teatro os alunos da ADL realizam sua prática diaconal junto aos meninos e meninas que encontram na APAE um ambiente promissor para seu desenvolvimento integral.

Estágio na Casa do Menino em Afonso Cláudio: Através deste estágio os alunos de deparam com a questão da vulnerabilidade e de risco social de crianças e adolescentes nos bairros periféricos que circundam as cidades em nossa sociedade. Neste contexto os alunos são desafiados a preparar ações de interatividade e de motivação vivencial junto a estas crianças e adolescentes que frequentam a Casa do Menino. Por meio de cantigas e dinâmicas os temas são trabalhados juntos aos meninos e meninas que esta entidade acolhe. Com este trabalho os alunos da ADL desenvolvem a sensibilidade junto a contextos sociais complexos e que necessitam de intervenções sociais e diaconais para promover vida mais digna e fomentar sonhos e motivação para as crianças em situação de risco social.

Estágio no Amparo a Pessoa Idosa – Lar “Ninho de Amor”: Uma vez por semana um grupo de alunos fez sua inserção junto a pessoas idosas que têm o “Ninho de Amor” como o seu lar. A realidade brasileira contemporânea aponta para uma sociedade de pessoas que está envelhecendo. Pergunta-se: Que políticas institucionais e sociais estão sendo discutidas para a questão dos idosos? Os alunos, através da inserção no lar de idosos, desenvolvem uma consciência e uma maior sensibilização quanto a questões relacionadas aos idosos. Uma política social que não seja restrita, mas ampla a todas as camadas sociais com o objetivo de que todos, indistintamente possam envelhecer com dignidade e respeito. Por meio de meditações, cantos populares e hinos animados a tarde passa de forma mais leve e mais viva no Lar de Idosos “Ninho de Amor”.

Inserção no Centro de Convivência em Serra Pelada: Os Centros de Convivência pretendem ser uma alternativa para as pessoas idosas se encontrarem e terem momentos lúdicos e recreativos. É muito importante que os alunos façam inserção nesta organização, uma vez que os Centros de Convivência oportunizam ações que vão muito além de apenas dançar, prática comum destes Centros. Os alunos da ADL preparam e oferecem brincadeiras, exercícios motivacionais, artesanatos, e também momentos de espiritualidade cristã. Certamente esta experiência ajuda a formar jovens sensibilizados com a Terceira Idade possibilitando-os a contribuir nas comunidades em especial naquelas que não respeitam aos idosos.

Estágio Intermediário no mês de Julho: Para uma inserção mais intensiva, os alunos do segundo e terceiro ano fizeram um estágio de três a quatro semanas, no mês de julho, em Paróquias e comunidades na abrangência do Sínodo Espírito Santo a Belém e IECLB. Além das Comunidades a ADL tem parceria com Instituições da IECLB que acolhem estagiários como: Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo / RS, Lar Ebenezer em Curitiba / PR e no Lar São Lucas em Porto Alegre / RS. Estas parcerias entre a ADL, Paróquias e Instituições da IECLB têm uma importância relevante na formação dos jovens que buscam nela uma formação humanitária, social/diaconal. Durante o período do estágio intermediário os alunos acompanham e desenvolvem atividades no contexto das comunidades e Instituições para uma experiência prática do que aprenderam na ADL. Acompanhados por um monitor ou monitora, os estagiários contribuem com seus dons e saberes adquiridos nesta Instituição e desenvolvem seu conhecimento em diálogo com a mentoria e trabalhos com diferentes grupos nas comunidades. O mesmo se dá nas Instituições que geralmente tem um foco diferenciado e especializado. É motivador quando os estagiários retornam de seus campos de estágio e relatam as ricas experiências adquiridas e vivenciadas no decorrer do estágio.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...