quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Desenvolvimento comunitário por meio de diversas capacitações


Além do projeto de formação e acolhida de adolescentes na ADL, a instituição também destaca-se na oferta de capacitações extras para alunos e pessoas da comunidade de Serra Pelada e região. Por meio de parcerias com instituições sociais, órgãos governamentais, associações e demais grupos, são realizadas todos os anos capacitações técnicas e distintas para esse público. Por práxis os adolescentes albergados na ADL são envolvidos nessas atividades para não haver perca de vínculos com o meio rural e haja agregação dos conhecimentos na família.
Essas formações extras são organizadas pelo Departamento de Desenvolvimento Comunitário, sob a coordenação do pedagogo e ecologista Gilmar Hollunder. Esse departamento busca promover o desenvolvimento rural sustentável e de agregação de renda, o que possibilita uma substancial melhora na qualidade de vida das pessoas. Promove capacitações com a comunidade para o aperfeiçoamento do trabalho no campo, em especial da agricultura familiar. Possibilita o desenvolvimento cognitivo, resgate da cidadania, valorização humana, bem-estar e busca da equidade. Destaque-se fortemente nesse departamento a atuação operacional  dos parceiros SENAR, SEAG/ES, IECLB e outros.
Em 2014, destacou mais intensamente as parcerias com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no qual foi possível realizar capacitações  de “agricultura orgânica, "Associativismo”, “Primeiros Socorros”, “Educação Ambiental” e "produção de pães e biscoitos". Essas atividades atingiram mais de 200 pessoas diretamente. 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...