sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Um intercâmbio para a história

Conhecer uma nova cultura, aprender uma nova língua, conviver todos os dias com mais de 60 pessoas em uma mesma escola; assim foi a rotina da Sofia Kik e Sohayla Seilnacht na ADL, ambas naturais da Alemanha.


Quando a língua portuguesa ficou mais fácil para elas, Sofia e Sohayla puderam contribuir com oficinas de escrita e conversação das línguas alemã e inglesa. Além de oferecer aulas individuais de flauta e violino.
O intercâmbio no Brasil é promovido pela Gustav-Adolf- Werk Württemberg (GAW) em parceria com o Programa de Voluntariado da IECLB. Nessa última etapa aconteceu entre os meses de setembro (2018) até agosto (2019) em seis países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).
A ADL sempre foi um espaço para recebimento de pessoas voluntárias da Alemanha e até de outros países, mas por um longo período de suspensão da concessão de visto pelo consulado brasileiro, o programa de intercâmbio ficou paralisado entre os anos de 2012 até 2017, para essas jovens alemães.
Esse trabalho busca incentivar que jovens possam contribuir com os seus dons e no dia-a-dia de uma instituição ou projeto diaconal. Trocar experiências, aprender um novo idioma, conhecer outra cultura e partilhar sua fé com outras pessoas será inesquecível para essas pessoas.
Para dar continuidade a esse projeto, no período 2019/2020, estarão na ADL as voluntárias alemãs Marie Kawalla (Berlim) e Katrin Asmus (Hannover). Elas acompanharão as atividades da ADL, participarão de apresentações musicais, terão envolvimento com grupos da JE e contribuirão com oficinas de língua alemã e prática musical instrumental.
Divulgamos com carinho essas experiências e agradecemos pela dedicação da Sofia e Sohayla, da coordenação do programa na GAW e do Programa de Voluntariado da IECLB, que possibilitaram tudo isso.




Alex Reblim Braun
Educador Social e
Coordenador do Programa de Inserção Voluntária da ADL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...