No dia 11 de dezembro todos os alunos do quarto ano apresentam seus projetos de
intervenção voluntária com finalidade de obtenção de reconhecimento
para término de curso na ADL. Essa atividade surge a partir da
disciplina Elaboração de Projetos, no qual cada aluno é desafiado
escolher uma temática, pesquisar sobre o assunto e planejar uma
intervenção voluntária com um público específico da comunidade de origem
do aluno. Os projetos abordam sugestões de intervenções com públicos
diversos que preveem palestras, oficiais de música, teatro, dança,
passeios etc.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Desenvolvimento comunitário por meio de diversas capacitações
Além do projeto de formação e acolhida de adolescentes na ADL, a instituição também destaca-se na oferta de capacitações extras para alunos e pessoas da comunidade de Serra Pelada e região. Por meio de parcerias com instituições sociais, órgãos governamentais, associações e demais grupos, são realizadas todos os anos capacitações técnicas e distintas para esse público. Por práxis os adolescentes albergados na ADL são envolvidos nessas atividades para não haver perca de vínculos com o meio rural e haja agregação dos conhecimentos na família.
Essas formações extras são organizadas pelo Departamento de Desenvolvimento Comunitário, sob a coordenação do pedagogo e ecologista Gilmar Hollunder. Esse departamento busca promover o desenvolvimento rural sustentável e de agregação de renda, o que possibilita uma substancial melhora na qualidade de vida das pessoas. Promove capacitações com a comunidade para o aperfeiçoamento do trabalho no campo, em especial da agricultura familiar. Possibilita o desenvolvimento cognitivo, resgate da cidadania, valorização humana, bem-estar e busca da equidade. Destaque-se fortemente nesse departamento a atuação operacional dos parceiros SENAR, SEAG/ES, IECLB e outros.
Em 2014, destacou mais intensamente as parcerias com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no qual foi possível realizar capacitações de “agricultura orgânica, "Associativismo”, “Primeiros Socorros”, “Educação Ambiental” e "produção de pães e biscoitos". Essas atividades atingiram mais de 200 pessoas diretamente.
Essas formações extras são organizadas pelo Departamento de Desenvolvimento Comunitário, sob a coordenação do pedagogo e ecologista Gilmar Hollunder. Esse departamento busca promover o desenvolvimento rural sustentável e de agregação de renda, o que possibilita uma substancial melhora na qualidade de vida das pessoas. Promove capacitações com a comunidade para o aperfeiçoamento do trabalho no campo, em especial da agricultura familiar. Possibilita o desenvolvimento cognitivo, resgate da cidadania, valorização humana, bem-estar e busca da equidade. Destaque-se fortemente nesse departamento a atuação operacional dos parceiros SENAR, SEAG/ES, IECLB e outros.
Em 2014, destacou mais intensamente as parcerias com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no qual foi possível realizar capacitações de “agricultura orgânica, "Associativismo”, “Primeiros Socorros”, “Educação Ambiental” e "produção de pães e biscoitos". Essas atividades atingiram mais de 200 pessoas diretamente.
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Um breve resumo sobre 2014
O ano de 2014
apresentou novos desafios e metas para o projeto de formação e atuação da
instituição. A ADL não é uma escola, como muitas vezes é confundida pelas
pessoas, ela não oferta disciplinas curriculares da rede de ensino regular. A
ADL é uma instituição socioassistencial, braço social da IECLB e centro de
formação interdisciplinar para adolescentes que buscam, por interesse próprio, práticas
comunitárias e voluntárias para o fortalecimento da espiritualidade e comunhão.
Esses
adolescentes vêm para a ADL e participam das aulas que abrangem conhecimentos
teológicos, artísticos e das ciências sociais/humanas, além do mais, são
envolvidos em atividades extras de capacitações, por meio de palestras, nas
áreas da música, agricultura, cultura, saúde popular etc. Permite, por meio da
convivência, experimentar a sociabilidade e convivência em distintos momentos
(sala de aula, refeitório, atividades práticas, no lazer e outros).
A
ADL em mais um ano se comprometeu em oferecer boas aulas como está na
organização dos cursos, também hospedagem com qualidade, roupa lavada, seis
refeições diárias e acompanhamento diário de plantonistas. A ADL não cobra
mensalidades dos familiares por esses, mas incentiva uma contribuição para
auxílio com as despesas de alimentação e eletricidade. Mas mesmo assim, muitos
familiares não possuem condições de contribuir e nesse sentido é concedido
isenção para a contribuição dessas despesas. Nesse sentido, a ADL busca
constantemente apoio com parceiros doadores na região e no estado. Tem como
principais parceiros nesse aspecto as comunidades da Igreja Evangélica de
Confissão Luterana no Brasil e por meio de realização de eventos festivos para
captação de recursos.
No ano de 2014
tivemos a alegria de ter a maior turma de 4ª ano da última década, concluíram o
curso 16 alunos. Esses jovens aprofundaram seus conhecimentos nas ênfases da
diaconia, catequese e música. Foram desafiados a planejar e elaborar,
individualmente, um projeto de intervenção voluntária para um grupo da
comunidade de origem. Os projetos
abordam sugestões de intervenções com públicos diversos que preveem palestras,
oficiais de música, teatro, passeios etc. Concluíram o curso os jovens Charles
Klippel Neimog (Afonso Cláudio), Christiano Paulo Kloss (Laranja da Terra),
Daniela Grunewaldt (Itarana), Emili Maria Fritschi Botini (Gaúcha do Norte –MT),
Fabiana Lahass (Santa Maria de Jetibá), Geovane Gering (Laranja da Terra),
Gustavo Mundt Klug (Laranja da Terra), Hilton Ferreira de Oliveira (Afonso
Cláudio), Klaus Henrique Ratunde (Laranja da Terra), Michael Kuhn Pothin
(Domingos Martins), Nicole Trabach Ratunde (Laranja da Terra), Paula Aparecida
de Brito (Itaguaçu), Rony Marcos Adami (Laranja da Terra), Wendel Ponaht Blanck
(Laranja da Terra), Willian Schultz (Baixo Guandu) e Yara Maria da Silva
(Afonso Cláudio). No dia 13 de dezembro celebramos a conclusão do curso de
Liderança Comunitária (ênfase em Educação Cristã, Diaconia e Música) com a
participação de pais, lideranças comunitárias e colegas ministros.
Buscou-se
novamente manter e incentivar o clima de cooperação da instituição com as
famílias e os adolescentes acolhidos na ADL. Os alunos retornam para as suas
casas apenas nos feriados e férias escolares. Sendo assim, passam a maior parte
do tempo morando durante os quatro anos de formação na ADL. Por isso é obrigatório o acompanhamento de
professores e plantonistas durante o tempo integral, diferenciando também o
atendimento da ADL em relação a outras instituições da região. Ainda, a
dinâmica da instituição incentiva momentos para avaliar a rotina e conversar
sobre a convivência, valorizando o respeito e a boa relação.
Os adolescentes
moram em quartos coletivos de até quatro pessoas, organizados em alojamentos
masculino e feminino. Na convivência destacam-se os momentos das refeições,
esportes, caminhadas ecológicas, atividades culturais e outras. Durante o dia,
os alunos participam das atividades e aulas na ADL e durante a noite estudam na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Elvira Barros” localizada no
mesmo distrito.
Todas as
terças-feiras, durante duas horas, os alunos do terceiro e quarto anos, sob
acompanhamento de um professor da ADL, desenvolveram atividades voluntárias em
Afonso Cláudio nas instituições Casa do Menino, Lar de Idosos “Ninho de Amor”,
APAE, Hospital “São Vicente de Paula”, Centro de Convivência de Serra Pelada e
moradores de Serra Pelada. No município de Laranja da Terra, essa inserção
ocorreu nas quintas-feiras, no centro de convivência dos idosos, na creche e no
hospital. Durante o tempo de duas horas,
são desenvolvidas atividades de recreação, música e reflexão. Além do mais,
esses adolescentes no mês de julho, têm a possibilidade de buscar contato com projetos
sociais em instituições e comunidades da IECLB no estado do Espírito Santo ou
outros estados.
Em 2014, no mês de julho, nossos adolescentes
atuaram voluntariamente na Associação Albergue Martim Lutero, Lar OASE em
Taquara, Lar Luize Griese em Belo Horizonte, Lar de Idosos Retiro Humboldt no
Rio de Janeiro, Casa de Passagem Ciranda em Afonso Cláudio, Lar de Idosos
Lar Ebenezer em Curitiba (PR), Pestaloze de Itaguaçu, ONG - Pro Ludus O
Caminho em Gravatá (Pernambuco), Escola para Vida em Ariquemes (RO), Instituição
Beneficente Martim Lutero – IBML em Belo Horizonte (MG), Paróquia de Vila
Valério, Paróquia Aliança em Santa Maria de Jetibá e nas oficinas musicais do
Festival de Inverno de Domingos Martins.
Destacou-se
nesse ano o fortalecimento da espiritualidade na instituição, além das
meditações diárias e a identificação com o movimente teológico da Pastoral
Popular Luterana - PPL (IECLB), alunos e professores criaram o grupo “Semeando
a Esperança” com a parceria das ações do Projeto “Saúde Popular”, os
integrantes do grupo se reuniram uma vez por semana para desenvolver meditações
para fortalecer a visão cristã comprometida com os excluídos e explorados do
sistema capitalista, vítimas da opressão gerada por este sistema, incluindo
exploração predatória do meio natural e suas consequências socioambientais.
A ADL contou
com o apoio em oficinas e aulas de diaconia e bíblia do bacharel em teologia João
Henrique Stumpf e também da bacharel em teologia Soliana Schneider com aulas de
história da igreja e liturgia. Enriquecendo ainda mais as oficinas/aulas oferecidas.
Durante
o ano, além das aulas com os educadores sociais da ADL,os alunos participaram
de oficinas e capacitações ministradas por palestrantes e professores
convidados. Destacaram-se as palestras com o Dr. Ismael Tressmann, equipe da
saúde básica de Serra Pelada. Além do mais, estão descritas abaixo outras
capacitações e atividades de formação destinadas para a comunidade, mas que contou
com a participação de alunos da ADL.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Algumas atividades do grupo de Saúde Popular em 2014
O grupo da Saúde Popular, no ano de 2014, realizou oficinas de curta duração com os alunos sobre produção de chás, massoterapia, relaxamento, plantio e cuidados de horta medicinal. Durante o período o grupo realizou caminhadas ecológicas para observação e interação com o meio natural. O grupo desenvolveu oficinas de hortas agroecológicas na comunidade de São Francisco de Assis da Igreja Católica de Laranja da Terra e também auxiliou na orientação e troca de saberes em torno da horta da casa pastoral da comunidade de Lagoa I. Durante o ano o grupo discutiu sobre a importância da alimentação saudável, muitos alunos experimentaram e fizeram uso do “suco verde” e da água com kefir (alga com ricas propriedades terapêuticas e nutritivas). Além do mais, o grupo realizou orientação sobre a importância da alimentação saudável (alerta sobre a utilização de produtos alimentícios industrializados e seus danos), cuidados com a saúde e motivando a comunidade para as capacitações na ADL.
Alunos do
grupo de Saúde Popular realizaram uma palestra sobre o “dia mundial da água”
com os alunos das séries iniciais da Escola E.E.F.M “Elvira Barros”, e de
maneira dinâmica e aberta foi apresentada uma reflexão sobre o tema. E em outro
momento, dentro dos espaços da ADL, os alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental receberam
uma palestra sobre a temática “os indígenas perdem território com o avanço do
agronegócio e especulação imobiliária”.
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Oficina de fotografia no colégio Luíz Jouffroy
O núcleo
capacitou gratuitamente 14 adolescentes, alunos do colégio Luíz Jouffroy com
uma formação em fotografia durante 6 encontros, totalizando 30 horas de
capacitação. Além das aulas teóricas de história da fotografia, composição fotográfica, mecanismos da câmera e tratamento, os participantes praticaram em campo o que foi ensinado em sala de aula.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Oficina de Teatro do Oprimido com jovens da Serra
Nesse final de semana (30-31/08) o professor Alex Reblim coordenou uma oficina básica do teatro do oprimido com os jovens da paróquia (IECLB) da Serra. Durante os dois dias, foi contado como surgiu a metodologia do TO, suas categorias e principais técnicas. Os jovens, por meio dos jogos teatrais e exercícios, experimentaram a sensibilização do corpo e consciência das expressões corporais. No final o grupo vivenciou a técnica do teatro fórum, onde possibilita que qualquer pessoa possa intervir na encenação e proponha novas alternativas e soluções. A metodologia do TO tem a finalidade de discutir a realidade por meio de histórias reais, as relações de poder e dá autonomia para o oprimido ensaiar uma realidade mais justa, humana e possível.