quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Visita à Holanda




 
 

Essas fotos mostram uma celebração que participamos em uma Igreja Calvinista. Fomos convidados a participar da celebração com orações, leituras bíblicas e cantos em português. Também foi muito interessante a oportunidade de apresentarmos o trabalho nesta celebração. Nessa foto estou usando um talar calvinista, emprestado pelo esposo da pastora. Nessa celebração foi realizada uma coleta especial para a ADL.
Nos fomos divididos em três grupos, para que em todos os finais de semana pudéssemos visitar grande parte das comunidades da região de Emmen.




 Visitamos um produtor de batatas. Tivemos a oportunidade de ver de perto à colheita. É fantástico o maquinário que é utilizado neste processo. Muitos agricultores possuem o seu próprio maquinário, outros, pequenos produtores, se unem na aquisição de maquinário ou desenvolvem cooperativas. O que se percebe é que a agricultura daqui é muito avançada por três motivos: a terra e plana, as pessoas trabalham em sistema de cooperativismo e por fim, o que e muito importante, os agricultores estão sempre procurando cursos para se atualizarem. Ah, se os agricultores brasileiros fizessem isso, teríamos mais condições de produção.




 Visitamos uma Mesquita e conversamos muito sobre esta religião na Holanda. É muito interessante; a nossa impressão foi que eles parecem estar vivendo a uns 500 anos no passado. As mulheres precisam ficar separadas no templo, cobrem os cabelos e todo o corpo, não possuem muitos direitos no grupo. Parece-nos que a presença de alguns grupos Mulçumanos na Holanda influência o público jovem a buscar mais liberdade e independência. Para nossos alunos foi muito bom eles terem visto um jeito diferente de viver a sua fé. Um pastor que nos acompanhou comentou que eles precisam de uma reforma, semelhante à reforma protestante.



 Visitamos essa Igreja construída em 1355, na frete dela aparece uma moldura. Essa pintura foi feita por Vincent Van Cogh por ter achado a Igreja muito bonita. Participamos do culto e falamos sobre a ADL. Depois participamos de um café dentro da Igreja.




Visitamos um cemitério com aproximadamente 3 mil anos. Esse cemitério também foi utilizado para a realização de celebrações protestantes por volta dos anos de 1600. A pedra mais alta servia de púlpito e local de observação se acaso os soldados católicos viessem atacar.





 Esta foto mostra um troféu conquistado por um produtor de leite, por uma de suas vacas ter produzido 100.000 litros de leite durante a vida. O curral desse produtor e de alta tecnologia, inclusive tem um GPS ligado a um satélite na qual existe uma rota dentro do curral para que um robô, coletor de esterco, possa realizar seu trabalho. Esse produtor tem 150 vacas em produção. Média de 30 kg de leite de produção diária por vaca. Cada vaca tem um numero com um chip preso a uma coleira. Neste chip fica registrado todo o histórico de produção, doenças, qualidade de leite e inclusive a alimentação diária do animal. Através desse chip acontece uma fiscalização mensal por parte de um órgão do governo que é responsável pela produção e qualidade do leite.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...