sexta-feira, 23 de abril de 2010

Falecimento Pastor Homero Severo Pinto e Diaconisa Marta Schröder

Amadas e amados no Eterno!


Amanheceu mais um dia! Logo cedo, neste dia chuvoso e frio aqui no Rio Grande do Sul, nos veio a mensagem do falecimento do colega P. Homero. Ainda ontem estive em reunião com P. Edson Streck e ouvi ele falando com P. Enos Heidemann sobre o quadro do colega Homero que estava inalterado e muito grave.
Hoje será o velório na comunidade de Portão/RS, aqui perto de Sâo Leopoldo. E o sepultamento será amanhã em Taquara/RS, cidade também não muito longe daqui, mas mais a leste. Leiam o relato que o Leandro e a Catarina escreveram no blog da família duas horas e meia após o falecimento do pai no hospital (ao final do mail). Incluo também os relatos que há no blog dos outros dias de abril, para quem quiser ler.
Moçambique, terra foco da missão da IECLB...



Não podemos esquecer que foi da viagem para lá, ocorrida em fevereiro/2010, que o P. Homero contraiu a malária que o vitimou. Quando lá esteve, por ocasião dos seis anos da morte cruel da nossa diaconisa Doraci Edinger - parece que foi esses dias -, P. Homero inaugurou um Posto de Saúde que levou o nome da diaconisa Doraci. Esse posto de saúde está localizado em Muma, uma localidade pela qual a diaconisa Doraci muito se empenhou para que houvesse um posto de saúde. Segundo consta no relato da Irmã Ruthild Brakemaier, que a visitou em 2003, dentre as áreas de maior empenho da diaconisa Doraci, estavam a educação e a saúde. Literalmente, consta sob o item "Saúde":
Escreve Irmã Doraci: "A maior preocupação é a situação da saúde. A população de Moma, por exemplo, percorre 30 km para chegar ao primeiro Posto de Saúde. E ali o atendimento ainda é precário. Quem mais sofre são as mulheres gestantes. Quando chega a hora do parto e as coisas complicam, umas morrem em casa, outras ganham o bebê pelo caminho, outras morrem até mesmo no hospital, por chegarem tarde demais. Malária, verminose, feridas, diarréias, anemia e febres são males que afetam a população. Tenho sempre alguns medicamentos comigo, mas isso é como ½ gota de água no Oceano, o que me angustia muito."
Para amenizar a situação, Irmã Doraci tem incentivado a formação de hortas comunitárias. Ela leva sementes e, se necessário, enxadas e facões. Ela também realiza Seminários de Saúde. As ênfases nestes seminários são: o estudo das doenças, a saúde comunitária, a fábrica de medicamentos caseiros, a plantação de hortaliças. Toda esta dedicação da Irmã levou a um crescimento muito grande da Igreja. No início do seu trabalho, em 1998, havia no Distrito Norte 6 Congregações. Em fins de 2003, o número havia crescido para 28. As pessoas deixam suas crenças primitivas e querem o batismo cristão, porque sentem
que são amadas. (Veja relato completo em: http://www.maosdadas.org/arquivos/file/Recursos%20oferecidos/Vida%20de%20Doraci.pdf)
Desse modo, o falecimento do P. Homero está ainda mais diretamente interligado à diaconia.
Falando ao telefone com Irmã Gisela Beulke sobre isso, ela narrou-me que também hoje pela manhã, às 8h45min, faleceu a diaconisa Marta Schröder. Ela será velada na capela da Casa Matriz de Diaconisas hoje.
Tudo isso nos faz pensar muito, com certeza. Pensamos na família do colega Homero (vejam o relato da oração feita de joelhos pela famíla em favor do pai e esposo na véspera). Penso na Irmandade que, em dois meses, despediu, por motivo de falecimento, sua terceira diaconisa. E me ocorre a reflexão do salmista, registrada no Salmo 131:
Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos;

não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. //

Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma;

qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe,

qual criança desmamada está a minha alma para comigo.

Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.

Conhecemos a cena da criança que está agitada, inquieta e longe da mãe, de aquietar-se ao aninhar-se no colo de sua mãe. Essa é a imagem que o salmista usa. No meu tempo de juventude, conheci um hino com esta letra. Encontrei-a em: http://www.youtube.com/watch?v=xSAwQSpbohI (Vencedores por Cristo: Sl 131) Que bela imagem! Que imagem consoladora!
Que essa possa ser nossa experiência diante de fatos que nossa razão não sabe compreender, muito menos explicar.
Que o Deus Emanuel esteja conosco e, especialmente, com os enlutados que sofrem mais, que se sentem mais inquietos, com mais receios diante do que há para enfrentar agora.
À Irmandade e família da diaconisa Marta, nossa solidariedade e amizade! À Denise, Catarina e Leandro, nosso abraço, nossas orações e palavras de fé e esperança. Deus atendeu nossas oraçãos fazendo o melhor. Precisamos confiar, pois foi o que lhe pedimos.







Vossa,
Sissi Georg

Texto da circular, 23/04/2010,  da Coordenadora da Comunhão Diaconal Sissi Georg.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...