segunda-feira, 17 de maio de 2010

Espirobol



Motivados pelas aulas de Dinâmica de Grupo, na ADL, com o professor Alex Reblim Braun. Iniciamos o ano recordando brincadeiras e jogos que marcaram as nossas infâncias. Além do mais, entrevistamos pessoas idosas em Serra Pelada e verificamos quais brincadeiras marcaram a vida daquelas pessoas. Ficamos surpreendidos como a geração de nossos avôs se divertia. Então, resolvemos praticar algumas brincadeiras e jogos que listamos. Usamos até um espaço externo da ADL para construir jogos permanentes. Nesse sentido, percebemos que o ESPIROBOL foi um dos jogos que mais provocou entusiasmo entre os colegas da ADL.
 O Espirobol é um jogo muito divertido, no qual há uma bola amarrada em um poste. Duas equipes jogam ao mesmo tempo, cada equipe deverá ser enrolada a bola em uma direção. Ganha quem fizer isso primeiro.
Materiais para construir o espirobol:
*Um poste de madeira com 5 metros;
*Uma corda fina de 3 metros e meio;
*Uma bola semelhante à de vôlei (poderá ser caseira);
*Um saco plástico;
*Cal ou calcário para demarcar o campo;

Construindo:

Faça um buraco no chão, coloque a bola dentro do saco plástico, amarre o saco com uma das pontas da corda. Amarre a outra ponta da corda no poste. Ponha o poste no buraco ( importante, este deverá estar bem firme). Demarque o campo através de um círculo de dois metros de diâmetro, dividindo-o em duas ou quatro partes, use cal ou calcário. A bola deve ficar um metro distante do chão.

Importante lembrar:

Cada jogador deve permanecer na sua metade no campo.

O objetivo do jogo é enrolar a bola no poste através de socos ou tapas. Cada dupla ou jogador possui um sentido para enrolar a bola, é dever da dupla ou jogador adversário desenrolar no sentido do adversário e enrolar no próprio sentido (horário ou anti-horário).

A partida inicia com uma das duplas ou jogador jogando a bola para que o adversário possa dar o primeiro tapa ou soco.

A partida termina quando a bola toca o poste, ou seja quando não há mais corda a enrolar. Vence a dupla ou jogador que enrolar a bola no seu sentido.

Lembramos que não é permitido segurar a bola, o poste e a corda durante jogo. Nem sair do círculo e invadir a metade adversária.

Um Bom divertimento a todos.
Flávio Vieira Caliman, Higor de Souza Bastos, Jeane Gomes, Josiane Velten, Kéllei Feltz Pagung, Micaela Lopes dos Santos, Regiane de Souza Conceição, Rodrigo Seibel e Willa Buecker. Alunos do 1º ano de liderança da ADL.

Um comentário:

Unknown disse...

Aonde eu poderia comprar um espirobol?

obg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...