sábado, 3 de dezembro de 2011

ADL realiza Curso de Visitação e Forma Primeira Turma

No dia primeiro de dezembro de 2011, as 18:30hs, na capela da Associação Diacônica Luterana – ADL, aconteceu o culto festivo de envio dos 17  concluintes do Curso de Visitação, ministrado na ADL e organizado pelo Departamento de Ação Social/Diaconia. Participaram do curso 17 pessoas de comunidades da União Paroquial Guandu. O curso teve quatro encontros com o objetivo de preparar pessoas para realizar visitação, em nome da comunidade à pessoas da comunidade eclesial ou civil, no intuito de levar uma mensagem de vida e esperança, além de realizar a hospitalidade diaconal comunitária. O grupo de visitação tem a tarefa diaconal de realizar visitas específicas, que sejam: pessoas afastadas da vida comunitária, pessoas idosas, pessoas doentes e hospitalizadas, pessoas com deficiência, enlutados, aniversariantes, recém-casados, novos membros, famílias em geral ou outras situações que sejam indicadas pelo ministro ou ministra da comunidade.
Durante os quatro encontros o grupo teve a oportunidade de dialogar, estudar e refletir sobre quatro eixos: Fundamentação bíblica e diaconal da Visitação (ministério da visitação); Aspectos Terapêuticos e Espiritualidade na Visitação; Visitação a pessoas idosas, doentes x hospitalizadas e enlutadas (visitas específicas); e no quarto encontro uma temática a escolha do grupo que foi sobre depressão, ministrado pelo psicólogo clínico Tiago Holz Töpfer. Os encontros foram enriquecidos com o compartilhar das vivências concretas dos grupos com a visitação em suas respectivas comunidades, pois o curso prevê a parte prática da visitação durante a formação.

O culto de envio foi marcado com a presença de familiares e amigos, bem como a presença significativa de lideranças (Conselho Consultivo), ministros e ministras da União Paroquial Guandu, a equipe de professores, alunos e Diretoria da ADL, o superintendente a ADL, P. Siegmund Berger, o Coordenador da UP Guandu P. Ronei Odair Ponaht, o Vice-Sinodal P. Lourival Felhberg e do pastor Sinodal, P. Joaninho Borchart, que presidiu o Envio do grupo. Após o culto foi servido o jantar, um momento de confraternização com todos os presentes.

A formação do grupo de visitação é um passo muito importante e significativo, não apenas para as comunidades, mas também para o Sínodo e a IECLB. Por meio da formação de lideranças a IECLB se torna um sinal mais visível e presente na vida comunitária e social. A Diaconia se torna ampla e concreta. Que Deus abençoe estas iniciativas para que mais pessoas se sintam chamadas a servir com seus dons e com muito ânimo e alegria. 

Para os 17 concluintes do curso fica a mensagem o e voto de que cada um e cada uma sinta a presença de Deus atuando em suas inserções, nas visitas, nos diálogos e que o amor fraterno e diaconal seja recíproco. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. (Romanos 12.10)



Para o ano de 2012 estamos prevendo mais formação na área diaconal, sobretudo a formação de Grupos de Visitação. Os contatos podem ser feitos via fone: (27) 3735-7060, ou pelo e-mail: vanderboldt@yahoo.com.br – falar com o Vanderlei.

Diác. Vanderlei Boldt
Professor na ADL
Ministrante e organizador do Curso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...