segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Refúgio


Nos anos 30 e 40 o mundo sofreu com as guerras na Europa. No Brasil, descendentes alemães e pomeranos sentiram na pele a repressão devida a sua origem. A guarda civil fazia constantes buscas nas pequenas cidades do Espírito Santo para localizar principalmente aqueles que não falavam a língua portuguesa. O clima de desconfiança era muito grande, o governo brasileiro não poderia se sentir ameaçado ou vigiado pelos países em guerra. Intrusos e espiões não eram bem vindos em um país que estava se firmando no quadro político mundial.
Na pequena vila de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio -- ES famílias de descendência europeia precisavam buscar abrigado seguro quando apareciam os "policiais" fazendo ronda com o intuito de localizar pessoas "suspeitas". No mesmo sentido, na Vila de Laranja da Terra, o pastor luterano Gotthard Grotke, provindo da Alemanha, precisou se refugir em um buraco construído pelos seus membros no jardim da sua casa para não ser localizado.
Ambas as histórias não são totalmente garantidas pelas suas veracidades, mas são afirmadas com intuitos por aqueles que ouviram ou vivenciaram tempos difíceis.
Roteiro e Direção: Alex Reblim Braun

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...