quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2º Encontro Nacional de Obreiros e Obreiras da PPL – ADL – Serra Pelada/ES de 20 a 24.09.2011


Com muitos olhares atentos e participativos na discussão de uma análise da Conjuntura Eclesial e da Realidade Brasileira, 32 olhares atentos e provenientes de 03 Sínodos da IECLB compuseram o grupo deste 2º Encontro Nacional promovido pela Coordenação Nacional da PPL em 2011. 
 

Com uma acolhida celebrativa proposta pelos grupos litúrgicos e o coral da ADL fomos conduzidos para a celebração de abertura com a presença oficial do Sínodo Espírito Santo a Belém, nas palavras calorosas de acolhida através da fala do Pastor Vice-Sinodal Lourival Fehlberg que saudou a ousadia de participantes e a gratidão de receber a assessoria do Lobo e do Nilo para o crescimento de Comunidades Engajadas nos sinais de vida e fé nesta grande região sinodal, bem como dos visitantes da Amazônia e Brasil Central. 

Na abertura apresentamos o banner comemorativo às mais de 25 edições do Devocionário Semente de Esperança, descerrado solenemente pela Superintendência da ADL, pastor Siegmundo Berger, vice-Sinodal Lourival Fehlberg, pastores Valdir Weber e Emerson Lauvers – pároco em Afonso Cláudio e presidente da ADL. 

 
Com este ato o assessor de formação e articulação da PPL, Nilo Bidone Kolling apresentou sucinta síntese histórica das edições lembrando o cordão umbilical que liga SE ao Espírito Santo, desde os obreiros ligados à proposta da Teologia da Enxada que propunha um testemunho e ação interligados – "numa práxis de libertação para que o templo não se exaure em si mesmo, mas que a fé de tradição luterana seja re-lida, re-pensada e re-articulada com base na realidade sócio-política das lutas e vivências do povo de Deus a caminho." ...Viemos ao ES com o propósito de agradecer a Deus juntos/as pela exitosa experiência do SE, mas na perspectiva de continuar crescendo, amarrando, escrevendo para que futuras gerações contemplem o jeito de testemunho e ação duma espiritualidade popular e luterana com viés capixaba e pomerano/a. E que deste jeito e testemunho, colhamos frutos para os próximos 25 anos! 

 
Assessor de Formação e Articulação Nacional da PPL – Prof.Ms. Nilo Bidone Kolling na explicitação da capa e sua homenagem ao jeito de ser luterano na realidade capixaba... 

 
Descerramento festivo do Banner e Capa do SE 2012 – Três Pontões – Afonso Cláudio – ES homenagem ao povo capixaba, luterano e pomerano de todas as matizes! 

No sábado a paisagem encantadora dos Três Pontões nos convidaram para um passeio inesquecível. A exuberância da serra é encantadora quando se vêem os vales onde brotam os cafezais, as plantações de horti-fruti, as pastagens... o lugar vivencial das teias de ação do homem e da mulher capixabas. 

No Domingo um festivo e agradável Culto de Louvor na CE de Afonso Cláudio: seus 35 anos de Comunidade Evangélica de Confissão Luterana na sede do município e o lançamento/lembrança das mais de 25 edições do Devocionário Semente de Esperança que brotou justo aqui ao redor destes Três Pontões. Presentes estiveram os batalhadores de PPL no Sínodo, Casal Nivaldo e Professora Elizete Telles Tesch e sua filha Kenia, bem como o prefeito municipal de Afonso Cláudio, Sr. Wilson Berger Costa (do PSB-ES) que emocionadamente agradeceu à PPL e IECLB pelo privilégio do município estar sendo presenteado com o símbolo das lutas entre fé e vida: testemunho do jeito e tamanho luteranos. 

 
Não somente o culto e envio, a música e o bem receber de capixabas encantaram-nos nos dias que no ES vivenciamos e partilhamos fé e vida. O cantar litúrgico, o cantar do prontuário do Culto Evangélico-Luterano, entoado com maestria pelo pastor Siegmundo Berger – com a liturgia conhecida por este povo, nutriram e fortaleceram novas sementes para fazer do Semente de Esperança um Devocionário ainda mais embricado na realidade brasileira. 




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...