quarta-feira, 28 de julho de 2010

ADL representada na qualificação de audiovisual das oficinas Galpão

O Instituto Galpão, com patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria, está realizado a Primeira Oficina de Qualificação em Áudiovisual, destinado a jovens de diferentes estados do país. O projeto visa capacitar 15 jovens, ligados a instituições de caráter social ou cultural, com conhecimentos básicos sobre Roteiro, Direção, Produção, Fotografia e Câmera, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização Comunitária, Direitos Autorais, Mídias Sociais e Comunicação Colaborativa.


Os roteiros selecionados pelo projeto serão transformados em vídeos de curta-metragem, com caráter documentário ou ficção, sob a direção do “jovem roteirista”.
A ADL está representada nesse projeto por meio do professor Alex Reblim, que teve seu roteiro selecionado. Alex propõe criar um documentário com o nome “O Refúgio”, onde busca contar a necessidade de abrigo enfrentada por famílias e lideranças pomeranas e alemãs na região de Serra Pelada e Laranja da Terra durante o período da Segunda Guerra Mundial. Períodos históricos opressivos demarcam grande emotividade entre as pessoas. 

O curso também é uma oportunidade para promover a troca de saberes entre as organizações e entre os jovens, fortalecendo uma rede de atuação colaborativa para valorização da cultura como instrumento de inclusão, expressão, protagonismo juvenil e de transformação social.
Após o término das aulas, os jovens retornarão às suas cidades, onde realizarão a gravação e edição dos roteiros. Cada curta-metragem deve ter, no máximo, 15 minutos. A produção contará com a participação de outros jovens da instituição que o contemplado representa. Ao final, todos os curtas produzidos irão compor um Box de DVDs, que será distribuído, gratuitamente, para instituições sociais, bibliotecas públicas, entre outros locais ligados à cultura e à educação.

Cobertura do 'Em Movimento' sobre a qualificação

Um experiência de Edição do grupo de Documentário da qualificação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...