sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Seminário de Musicoterapia e Diaconia e Inclusão

Texto: Dionata de Oliveira

Aconteceu, nos dias 14 a 16 de outubro de 2010, na Associação Diacônica Luterana – ADL, Afonso Cláudio – ES, o Seminário de “Musicoterapia” e “Diaconia e Inclusão”. Esse trouxe uma reflexão sobre o assunto das Pessoas com Deficiência (PcD’s), que a cada dia carece de maior atenção. As assessoras foram a Diácona Ms. Carla Jandrey e a Musicoterapeuta Luciana Steffen.

“Onde uma pessoa com deficiência passa, todas passam com mais qualidade de vida”. Com essa reflexão, foram abordadas questões como acessibilidade, trabalho musical com pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência em geral. Diversas dinâmicas e reflexões foram utilizadas como subsídio, além de conteúdos audiovisuais e escritos.

Para os alunos da Instituição, o curso foi de muita importância, visto que, nas atividades que desenvolvem ou desenvolverão em comunidades enquanto líderes, muitas vezes não sabem como envolver PcD’s. O trabalho, em grande parte, também é dificultado pelo simples fato de que nossas Paróquias não possuem estrutura para receber a essas pessoas.

A reflexão, porém, não parou por aí; em nossa sociedade também é possível perceber o quanto ainda há por ser feito para que essas pessoas possam ter maior qualidade de vida. “Ainda temos muito o que fazer, porém, não devemos desanimar, mas sim lutar para que todos possam viver de forma digna o dom precioso que Deus dá a cada um de nós: a Vida!” (conclusão a que chegou o corpo de estudantes da ADL após o seminário). Jesus veio para que todos nós vivêssemos nossa vida com abundância (Jo 10.10), não só pensando cada um em si, mas pensando em todos.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...