sexta-feira, 29 de maio de 2015

Workshop Identidade de Gênero e Diversidade Sexual

Nos dias 25 e 26 aconteceu nos espaços ADL o Workshop “Identidade de Gênero e Diversidade Sexual”, coordenadores pelos psicólogos Edgard Felberg (ex aluno da ADL e mestre Mestre em Saúde Coletiva) e Gilson F. Moraes (Pesquisador do M.S/M.C.T). Ambos apresentaram e discutiram com os participantes a questão de gênero na história da humanidade, a construção os papéis sociais do homem e da mulher. Abordaram a performatividade de gênero e as questões contemporâneas que tange a desigualdade e equidade.  
Na temática Diversidade Sexual, foram apresentadas e questionado a tríade da Normalidade (Sexo genital – Gênero – Orientação Sexual), o processo de conformidade Social e Normalização.  Conhecemos as principais questões em torno da morfologia cerebral e neurônios espelhos e a relação desses item com aqueles que propagam violências com as pessoas de gêneros e orientação sexual da heterossexual. A partir daí foi analisado o Relatório da Violência Homofóbica (2012 da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos), que no qual apresentam números alarmantes e crescentes de violências ocasionadas com o público LGBT e com heterossexuais que são confundidos com LGBTs.
No dia 25, os profissionais abordaram as temáticas apenas com os educadores sociais da ADL, a partir de uma linguagem mais direta. Na terça-feira, dia 26, a dinâmica foi direcionada para os alunos da ADL. A reflexão foi coordenada de forma bastante dinâmica, com a utilização de representações teatrais, jogos e exercícios para discutir as relações de gênero em nossa sociedade.
Em uma das atividades com os alunos, em 04 grupos, os participantes foram desafiados elaborar uma pequena representação teatral, abordando as expectativas de uma família com o nascimento de uma criança. As representações demonstraram as expectativas ambíguas dos pais e demais familiares quando referia-se ao sexo da criança e as primeiras escolhas da criança, quando era diferente do gênero correspondido ao sexo da criança.
Os pesquisadores utilizaram na explanação dos conteúdos os principais autores: Michel Foucault, Judith Butler, Michel Warner; Gayle Rubin, Richard Miskolci, Jurandir Freire, Thomas Laqueur, Márcia Arán, entre outros e outras.







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