segunda-feira, 28 de maio de 2012

Técnica indígena de extração de Urucum

Hoje os alunos do 1º ano da ADL, juntamente com o professor Gilmar Hollunder, realizaram uma experiência com o fruto do urucum maduro para o preparo da pasta concentrada para a culinária e com o fruto do jenipapo verde para o preparo de tinta azul.
Trata-se de uma técnica desenvolvida pelos indígenas para armazenamento sem conservantes. Basta retirar os grãos, espremê-los com água em uma bacia e depois levar ao fogo até reduzir formando uma pasta. Guardar em vidros e utilizar como corante para alimentos e ainda pode ser utilizada como tinta para colorir papel, cartões, dentre outros.
Confira alguns benefícios do urucum:
O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C .Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos.
Propriedades
Medicinal O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos. O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como anti-inflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito. O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...