segunda-feira, 28 de maio de 2012

Oficina de saúde integral no Albergue Martim Lutero

No dia 10 de maio foi realizada uma oficina de Saúde, alimentação e remédios caseiros para os albergados na Associação Albergue Martim Lutero no período noturno.
O eixo da oficina teve como princípio a frase de Hipócrates “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento.” Partindo deste ponto, refletimos sobre as classes dos alimentos biogênicos (que produz vida dentro de nós) e alimentos biocídicos (que destroem a vida). Também foram produzidos cartazes com recortes de jornais e revistas e ao final, colocamos a mão na massa literamente na produção de comprimidos digestivos, um composto de seis ervas.
A receita:
-Farinha de trigo torrada;
- 4 colheres de alfavaca, boldo, losna, figatil ou carqueja, canferana (arnicão) e gervão;
-Água filtrada (250 ml);
-Retrós de linha.
Modo de preparo:
Torrar a farinha e deixá-la esfriar; cortar as ervas e medir com uma colher. Bater no liquidificador e coar; misturar o suco das ervas na farinha de trigo fazendo uma massa até desgrudar das mãos. Abrir a massa com um rolo ou garrafa vazia e fazer comprimidos com o retrós de linha. Colocar os comprimidos em uma bandeja forrada com papel toalha ou pardo. Deixar secar por três dias e guardar em vidrinhos escuros ou encapados. Colocar na geladeira com rótulo informando a data da produção, receita e dosagem.
Dosagem: adulto 2 comprimidos e crianças 1; tomar após as refeições.
Prazo de validade: 6 meses.

Gilmar Hollunder

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...